O Mundo como o conhecemos está perto do fim!

 




Não sou eu que dou titulo a esta minha reflexão, são os cientistas um pouco por todo o mundo, que com graus de gravidade e tempo que podem variar, a verdade é que todos concordam com a conclusão, o mundo como o conhecemos está em colapso, e por muito que tentemos fazer no sentido de “impedir” o seu avanço tudo que vamos conseguir é eventualmente adiar, o que em matéria de tempo geológico, dois, três, mesmo dez ou vinte anos que seja, são, representam dias!

 

Andamos durante demasiado tempo a brincar ,com conferencias, discursos bonitos, cimeiras, que levaram  alguns ditos dignitários numa caça por milhas para a família viajar, e enchemos os diferentes países, cidades, onde decidimos atuar esse miserável guião do “foda-se”  ou a lógica de que “com papas e bolos se enganam os tolos” sendo que os tolos somos todos nós, aqueles que elegem, este maus atores, os mesmos crápulas que nos prometeram trabalhar pelo nosso bem, entenda-se o interesse do povo.

 

Contudo esta gentinha por nós eleita, ou não, são uma espécie de prostitutas baratas, de má qualidade, são uns indivíduos agarrados, dependentes de uma droga muito forte, e super viciante, o dinheiro, e por isso vivem como capachos do poder económico, e esse poder gerido pelos donos do mundo, ou que assim se acham, disseram nós concordamos com o diminuir de emissões, mas já, já, não! Teremos de esperar um pouquinho mais. Espera, mas o meu país aceita diminuir não sei quantos por cento e aquele que tem muito mais indústria e exporta muito mais que eu, só reduz essa percentagem? Seja, enquanto a criançada subornada, paga de alguma forma, patrocinada e ou mais concretamente presa, pelas algemas financeiras de um qualquer grupo mundial, se gladiavam nesses eventos pomposos, onde se chega ora de jatinho privado, ora em primeira classe, e onde todos viajam em popós de forma individual, quem sabe com batedores, se calhar para cortar o mato, não vá as silvas se prenderam aos pneus e os senhores se atrasarem para as aulas de construções de areia, o mundo económico floresce quase à mesma velocidade que o mundo natural se desvanece.

 

Até que alguém tem a ideia das ideias, e porque não fazermos carros elétricos? Não poluem nada!

Todos bateram palmas e bora lá explorar a terra nesse minério extraordinário chamado de lítio, explorar os trabalhadores que sujeitos a essas poeiras sem condições de segurança promovem esse florescer económico, e um mundo limpo de emissões, só que não!

Esqueceram de falar das emissões gasosas e sonoras no processo explorador do lítio, das emissões no transporte, e do impacto paisagístico destes dois itens! Podem sempre alegar que é um mal necessário para salvar o mundo onde vivemos, e de repente uns quantos incautos até somos capazes de acreditar, e com isso aceitar, desde que a paisagem, e as estradas não sejam aquelas que visionamos desde a nossa janela, ou as estradas da nossa terrinha. Como é bom termos esta oportunidade de termos carros elétricos e assim adiar o fim do mundo, mas mais uma vez, só que não!

 

Quem é que pode e ou tem acesso a um carro elétrico?
Pois isso mesmo, uma pequena, se não ínfima minoria em termos mundiais, que por um lado ainda bem, se não essa exploração lítiosa seria uma espécie de caça ao ouro do século XXI. Por outro nem por isso, porque não fosse essa caça desenfreada que sugeria uma maioria conseguir comprar carro elétricos, sempre se ganhava algum tempo, com um juro altíssimo para as novas gerações, isto porque ainda NINGUÉM conseguiu resolver a questão das baterias desses milagrosos veículos quando morrerem. Verdade que podemos sempre enterrar essas baterias nos buracos imensos da exploração de lítio, e deixar a questão dos lençóis freáticos para depois, ou quem sabe, apenas uma sugestão, exportar as mesmas para países com vulcões em atividade e despejar as baterias dentro do vulcão, assim que uma espécie de incineradora natural, e depois como ninguém usa mesmo filtros decentes, o vulcão ninguém pode multar mesmo.

 

Para os carros elétricos funcionarem como “delay” do fim do mundo, teríamos de ser capazes de dar um carro elétrico a todas as pessoas no mundo que hoje conduzem um carro movido a energia fóssil, incluindo camiões, AO MESMO TEMPO para surtir efeito efetivo, de outra forma andam uns quantos armadas em salvadores do mundo porque o seu “income” assim lhes permite o show-off, mesmo que consuma N coisas importadas.

 

Mas o mundo como o conhecemos não está a colapsar apenas com a poluição.

Em 1900 segundo a ONU, o consumo mundial de água era de 580/km3 a mesma entidade estima que em 2025 (daqui a dois anos) esse consumo seja de 5200/km3, já que em 2000 era de 4000/km3.

Já estou a ouvir os meus amigos vegetarianos e alguns fanáticos do verde a gritarem, que o maior consumir é a pecuária, é tudo culpa do consumo de carne blá, blá, blá,,, e bora lá fazer umas lonas desenhadas nos nossos laptop’s para irmos em mais uma manif, só que não, para não variar muito.

Na verdade, os consumos de água a nível mundial dependem das áreas económicas desses países, e deixa que vos diga que os verdinhos na verdade consomem muito água.

Primeiro e em particular no nosso país é o regadio (os verdinhos) que consomem a maior percentagem de água, mas a nível mundial as coisas tem nomenclaturas distintas, que como disse depende do desenvolvimento de cada país, levando a que uns consumam mais de um lado que do outro.

Diz o documento que em geral, 70% do consumo é responsabilidade da agricultura (na maioria dos estudos este número inclui a pecuária, vamos também concluir que também aqui estes 70% agrupa as duas atividades, tantas vezes associadas); seguida pela indústria, que detém 22%; e pelo uso doméstico e comercial com 8%.

 

Estes são valores gerais, contudo eles variam segundo o desenvolvimento socio económico de cada país como disse, porque se estivermos a falar de países desenvolvidos a agricultura/pecuária perde para a indústria que leva 59% do consumo de água, enquanto a agricultura/pecuária consome apenas 30%, e uso doméstico aumenta para 11%.

Mas se o cenário for um país subdesenvolvido é bem diferente, dos dois cenário anteriores, a agricultura/pecuária consome 82% dos recursos hídricos, a indústria 10% e as residências os restantes 8%.

 

Penso por isso que partirmos para extremismos absurdos de que a culpa é desta ou daquela atividade, é apenas ser-se ignorante e estar a tapar o sol com a peneira. Até porque juntamos a isto as discrepâncias entre o consumo individual de alguém nos EUA e ou até mesmo em PT e o consumo de alguém na Angola, estamos a falar de consumir entre dois e três dígitos por dia, (EUA 575Lt; país subdesenvolvido 15Lt/dia), seja estamos a falar de elevadíssimas discrepâncias sócio económicas, e acrescento eu, culturais, pela importância que diferentes sociedades dão aos recursos que dispõe.

 

Tem um filme do “Bond, James Bond” (mas não é único), que mostra o quanto a água pode ser, é, o ouro do futuro, onde alguém cava enormes galerias no interior da terra para armazenar água potável, que depois ele oferece por um determinado preço, claro está, ao país em questão, a quem pede exclusividade, pois tá claro.

Olhe-se as medias diárias de consumo per capita de água:

EUA………………………………………………………………………………………………. 575

Itália ………………………………………………………..………385

México ………………………………………………………..365

Noruega ……………………………………..………….300

Alemanha ……………………….…...…..195

Brasil ………………………………185

India ……………………..…..135

China ……………….…85

Gana …………….35

Etiópia/Haiti ...15

 

Olhando estes números fica um tantinho mais claro, que também nós enquanto seres humanos temos elevada responsabilidade no consumo de água, e eu olhando o valor da Etiópia e Haiti, fico ainda mais escandalizado porque é que estou de castigo no FB por postar a miséria vivida (se calhar ainda viva) nos anos 90 com a foto “menina abutre”.

 

Todos nós já ouvimos falar do stress hídrico, zonas do planeta, e de países que tem graves situações de fazer chegar água ás torneiras das casas das pessoas, e manter uma economia agrícola e industrial constante, esses stresses que não só hídricos tendem a piorar com o aquecimento global, e com o anuncio para tempos próximos do regresso do fenómeno “El Niño”.

E no mundo em vez de estarmos todos enquanto nações empenhados em colmatar estes stresses e outros que estão a acontecer, tem quem ache ser mais inteligente abrir guerra contra outra nação!

 

É minha convicção que neste momento do “campeonato” NÃO EXISTEM  soluções milagrosas, o colapso vai acontecer MESMO, será no meu tempo de vida, não sei! Será no tempo de vida do meu sobrinho, dos nossos filhos, …talvez!

Por isso não se esqueçam de AMAR muito, e ter como certo apenas o momento, este exato momento, porque o seguinte, …esse, pode nem existir!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

30 Anos, não são trinta dias!

Entre o Arco-Íris e o Esquecimento, num banho de Pinkwasshing

Democracia! Será que vivemos em democracia?